A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) realizou, na última segunda-feira (3), uma ação no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, para investigar um casal suspeito de maus-tratos contra cães. A denúncia partiu de um boletim de ocorrência que alertava sobre agressões aos animais.

Durante a inspeção no imóvel, a equipe da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) não encontrou indícios de maus-tratos aos quatro cães que estavam no local. No entanto, os tutores foram orientados a realizar melhorias para garantir o bem-estar dos animais.
No decorrer da operação, os policiais localizaram seis gaiolas com cinco pássaros silvestres – das espécies pipira-preta, pipira-azul e bigode –, que eram mantidos sem autorização ambiental. O responsável pelo imóvel confessou ter capturado os pássaros com arapucas no quintal e afirmou desconhecer a legislação ambiental.
As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para reinserção na natureza. Já o proprietário do imóvel foi indiciado pelo crime previsto no artigo 29 da Lei Federal 9.605/1998, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

