A Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), deflagrou na manhã desta quinta-feira (30) uma operação para combater a lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas. A ação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz e Açailândia. Até o momento, ninguém foi preso, e as equipes seguem em diligência.
Os alvos da operação são suspeitos de integrar um núcleo responsável por ocultar e dissimular recursos obtidos com a comercialização de entorpecentes. Segundo as investigações, alguns dos investigados já possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas e participação em organização criminosa.
Além da apreensão de celulares, documentos financeiros e dispositivos eletrônicos, a Polícia Civil bloqueou contas bancárias e sequestrou bens avaliados em R$ 6,8 milhões, incluindo veículos usados pelos suspeitos. “Com as buscas, foi possível identificar a possibilidade de ampliar as investigações para outras cidades e estados”, afirmou o delegado Plínio Napoleão, que coordenou a operação.
A ação é um desdobramento de uma investigação anterior que já havia identificado uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. Os investigadores apuram os métodos utilizados para inserir o dinheiro ilícito no sistema financeiro, como empresas de fachada e movimentações bancárias atípicas.
A operação contou com a participação de equipes do Grupo de Resposta Tática (GRT), do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), da Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) e das delegacias regionais de Imperatriz e Açailândia. O material apreendido passará por perícia, e as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

