O Governo do Maranhão, por meio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realiza nesta segunda-feira (29) a cerimônia de posse de 111 novos professores efetivos. O evento, que conta com a presença do governador Carlos Brandão, acontece no Campus Paulo VI, em São Luís, às 15h30. Na ocasião, também serão lançadas novas ações do programa Universidade Aberta Intergeracional (Unabi) e anunciado o resultado do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2025.
A solenidade de posse será realizada no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e representa a maior nomeação de professores efetivos em um único ano na história da Uema. Em 2024, foram convocados 111 docentes: 27 em maio e 84 em dezembro. Do novo grupo, 43 atuarão em São Luís e 41 reforçarão cursos em diversas cidades do interior do estado.
Os professores irão compor o quadro acadêmico de campi da Uema em municípios como Caxias, Timon, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú e Bacabal. Eles lecionarão em cursos como Medicina, Direito, Relações Internacionais, Engenharia Civil, Agronomia, Administração, Medicina Veterinária e Letras.
Expansão do Unabi
Durante a cerimônia, também será lançado o programa Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), voltado para o público idoso. Criada em 2016, a iniciativa tem como objetivo promover atividades pedagógicas, científicas, sociais e culturais para esse público no Maranhão. Desde sua fundação, o programa já beneficiou 1.500 idosos.
Entre as ações oferecidas pelo Unabi, estão os cursos “Educação para o Envelhecimento” e “Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital”. Além disso, os participantes podem integrar atividades culturais, como o Coral Vozes da Unabi, e ações esportivas e de saúde.
A partir de 2025, o programa será expandido e oferecerá cursos em todos os 20 campi da Uema, totalizando 1.200 vagas.
Divulgação do Paes 2025
A Uema também divulga nesta segunda-feira (29) o resultado final do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2025. Neste ano, 45.526 candidatos participaram do vestibular, concorrendo a 5.363 vagas distribuídas entre a Uema e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).
Ao todo, são 115 cursos disponíveis nos 20 campi da Uema e 22 cursos nos três campi da Uemasul. A oferta reforça a diversidade da formação acadêmica no estado, alinhando-se às diretrizes educacionais do Governo do Maranhão.

