Na manhã desta segunda-feira (27), uma força-tarefa envolvendo a Polícia Civil e a Polícia Militar do Maranhão resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelos crimes de organização criminosa e homicídio na cidade de Itinga do Maranhão.

As equipes policiais realizavam diligências para localizar os responsáveis por disparos de arma de fogo ocorridos durante a madrugada no bairro Jamile. O tiroteio teria sido motivado por disputas entre grupos criminosos rivais. Durante as buscas, os agentes prenderam, no bairro Vila Samuel, um suspeito de envolvimento no ataque. Ele tentou fugir pelos fundos de uma residência, mas foi interceptado e detido.
Mandante de homicídio
De acordo com a Delegacia de Polícia de Itinga, o homem preso é apontado como o mandante do assassinato de Emanoel Mayck de Brito Pereira, ocorrido na madrugada de 8 de janeiro de 2023, no bairro Vila Emanuela. Após o crime, o suspeito fugiu para outro estado ao tomar conhecimento do mandado de prisão preventiva expedido contra ele.
Após receber voz de prisão, o homem foi conduzido à delegacia, onde foram realizados os procedimentos legais. Posteriormente, ele foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização de Açailândia, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Operação integrada
A operação contou com a atuação da Delegacia de Polícia de Itinga, da 2ª Companhia da PMMA de Itinga e de equipes das Polícias Civil e Militar do estado do Pará. A ação reforça o trabalho integrado das forças de segurança na repressão a crimes violentos e no combate à atuação de organizações criminosas na região.

