A Polícia Civil, em ação conjunta com a Polícia Militar do Maranhão, deflagrou uma operação na cidade de Itinga do Maranhão na última quinta-feira (23), com o objetivo de combater crimes de tráfico de drogas e organizações criminosas. A operação resultou na prisão de dois homens e na apreensão de uma adolescente.
A ação teve início no bairro São Sebastião, onde foi preso um homem suspeito de integrar uma organização criminosa. Junto com ele, foi apreendida sua companheira, uma adolescente de 17 anos, acusada de tráfico de drogas e associação para o tráfico. No local, a polícia encontrou uma pistola calibre .32 com 13 munições intactas, porções de maconha e crack, uma balança de precisão, sacos plásticos para embalar drogas, e R$ 910 em espécie. Também foram localizados cinco pássaros mantidos em cativeiro para comercialização ilegal, o que levou à autuação do homem por porte ilegal de arma de fogo e comércio ilegal de animais silvestres.
A operação continuou no bairro Vila Pimentel II, onde os agentes estiveram na residência de um dos líderes de uma organização criminosa atuante na cidade. O homem, com passagens por homicídio, roubo e tráfico de drogas, foi encontrado com um carregador e munições para pistola .40, 14 porções de crack, balaclava, balança de precisão e sacos plásticos usados para embalar drogas. Além disso, uma motocicleta, suspeita de ser utilizada em ataques contra rivais, foi apreendida.
Os dois homens foram autuados em flagrante e encaminhados para a Unidade Prisional de Ressocialização de Açailândia, onde permanecem à disposição da Justiça. A adolescente foi entregue à responsável, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A operação foi realizada com o apoio da Delegacia de Polícia de Itinga do Maranhão, Delegacia Regional de Açailândia, 2ª Companhia da PMMA de Itinga e da Força Tática do 26º BPM.

