Polícia Civil deflagra operação contra sequestradores em Urbano Santos e Chapadinha

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã de quinta-feira (23), uma operação policial nos municípios de Urbano Santos e Chapadinha, com o objetivo de cumprir mandados de prisão temporária e busca e apreensão. A ação é resultado de uma investigação conduzida pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC), que apura um caso de extorsão qualificada, na modalidade sequestro relâmpago, ocorrido no dia 11 de janeiro deste ano.

O crime aconteceu em Urbano Santos, quando um casal foi sequestrado por criminosos e levado a um cativeiro localizado no povoado Santa Rosa, na zona rural de Mata Roma. Durante o sequestro, os criminosos realizaram o levantamento de todos os valores nas contas bancárias das vítimas, além de roubar aparelhos celulares e R$ 700 em espécie. No local do cativeiro, foram encontradas munições de calibre .40 e 458 pinos de cocaína, o que evidenciou ainda a prática de tráfico de drogas.

A investigação levou à identificação dos sequestradores, do mandante do crime e de outros envolvidos, incluindo a pessoa responsável por ceder o imóvel utilizado como cativeiro. Com base nas provas, a Polícia Civil solicitou mandados de prisão e busca domiciliar, que foram expedidos pelo Poder Judiciário e cumpridos nesta quinta-feira.

A operação, coordenada pelo DCCO/SEIC, contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e das equipes da Delegacia Regional de Chapadinha. Os presos serão encaminhados ao Sistema Prisional e permanecerão à disposição da Justiça.