Hemomar faz apelo à população para reforçar estoques críticos de sangue no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está mobilizando a população maranhense para reforçar os estoques de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). O órgão registrou níveis críticos para os tipos sanguíneos O+, A+, B+, AB+ e A–, enquanto apenas A– e AB– apresentam estoques adequados. A situação é ainda mais preocupante para as plaquetas colhidas por aférese, que estão em baixa para todos os tipos sanguíneos.

De acordo com Clícia Galvão, diretora geral do Hemomar, o início do ano tem sido marcado por um aumento de inaptidões devido às doenças sazonais, como gripes e resfriados, além da tradicional redução no número de doadores durante as férias escolares.

“O período chuvoso, aliado às férias escolares e viroses sazonais, tem reduzido significativamente o número de doadores. Especialmente neste ano, estamos enfrentando estoques críticos em quase todos os tipos sanguíneos. Por isso, é fundamental que aqueles que puderem doar compareçam ao Hemomar e façam este gesto de solidariedade”, enfatizou.

Quem Pode Doar e Como Participar

Para se tornar um doador, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados por um responsável legal. Outros requisitos incluem estar bem alimentado no momento da doação e portar um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho.

O Hemomar funciona em São Luís, na Rua 5 de Janeiro, bairro Jordoa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h. Para facilitar o acesso à doação no interior do estado, os hemonúcleos estão localizados em cidades como Santa Inês, Caxias, Balsas, Pedreiras, Codó, Imperatriz, Pinheiro e Bacabal.

Doação de Sangue: Um Ato de Amor e Necessidade

A SES reforça a importância da doação de sangue, destacando que é um gesto capaz de salvar vidas. A ampliação da demanda por hemocomponentes, somada aos desafios sazonais, torna a mobilização ainda mais urgente.

“Cada doação pode fazer a diferença para pacientes que dependem de transfusões para sobreviver. É um ato de amor e cidadania que todos podemos realizar”, concluiu Clícia Galvão.

Na madrugada desta quarta-feira (22), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), com apoio da Polícia Militar (PM-MA), prendeu um homem investigado pelo crime de roubo majorado no município de Itinga do Maranhão. A ação foi resultado de uma força-tarefa realizada na entrada da cidade.

De acordo com a autoridade policial responsável pelo caso, a operação foi deflagrada na noite anterior, quando policiais civis e militares iniciaram abordagens a veículos que transitavam pela região. Durante a fiscalização, dois caminhões com diversas pessoas foram parados e submetidos a consulta de dados.

Na verificação, foi identificado que um dos ocupantes tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Itinga do Maranhão. O homem havia sido condenado por um crime de roubo majorado cometido em 2018.

Procedimentos e Encaminhamento

Após a confirmação do decreto prisional, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de polícia local para os procedimentos de praxe. Em seguida, ele foi transferido para uma Unidade Prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A operação reforça o trabalho conjunto entre as forças de segurança para combater crimes e garantir o cumprimento de mandados judiciais em todo o estado.

Deixe um comentário