Prefeito Eduardo Braide anuncia reajuste de 6,5% para professores da rede municipal

Na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou um reajuste salarial de 6,5% para os professores da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito durante a abertura da Jornada Pedagógica 2025, que se encerra nesta terça-feira (21). O percentual proposto está acima da inflação e do valor definido pelo Governo Federal para o Piso Nacional do Magistério.

O reajuste, com efeito retroativo a janeiro, ainda depende da apreciação e aprovação da Câmara Municipal de São Luís para ser efetivado. Durante o evento, Braide também assinou atos normativos relacionados a outros direitos estatutários da categoria, como progressões e titulações, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização dos professores.

“Sei que a educação é feita com o trabalho de várias pessoas, mas nenhuma é mais importante do que o professor em sala de aula, tamanha é a importância e a experiência de transferir conhecimento”, declarou o prefeito.

Histórico de valorização

Eduardo Braide lembrou que, ao assumir a Prefeitura em 2021, os professores estavam há quatro anos sem reajuste salarial. Naquele ano, a legislação federal, em razão da pandemia, impediu reajustes para o funcionalismo público. Mesmo assim, o prefeito ressaltou que São Luís é a primeira capital brasileira a anunciar um percentual de reajuste superior ao piso nacional de 6,27%.

“Meu compromisso com a educação está acima da inflação e do reajuste do piso. Apesar das dificuldades, pagaremos 6,5%. É assim que reconhecemos a importância da educação”, afirmou.

Novos direitos e incentivos

Além do reajuste, outros avanços foram anunciados, como a estabilidade para 1.265 profissionais e a implantação das progressões horizontais e verticais, que estarão nos contracheques de fevereiro. O prefeito também garantiu que, até março, será regulamentado o Prêmio de Desempenho Educacional, que premiará professores com trabalhos de destaque.

Outro destaque foi a promessa de criação, ainda este ano, de um Centro de Formação de Referência, voltado para a capacitação continuada dos educadores.

Os investimentos têm gerado resultados positivos. São Luís subiu de 23ª para 11ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as capitais brasileiras, registrando a maior nota da história do município.

Com essas medidas, a Prefeitura reafirma o compromisso com a melhoria da educação e a valorização dos profissionais que atuam na rede municipal.

Deixe um comentário