Prazo para inscrições no Sisu 2024 termina nesta terça-feira

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 encerram nesta terça-feira (21). O processo, que teve início na última sexta-feira (17), é realizado exclusivamente pela internet e permite que estudantes utilizem as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pelo sistema, o resultado da chamada regular será divulgado no próximo dia 26 de janeiro. Os candidatos aprovados terão entre os dias 27 e 31 para realizar a matrícula. Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das opções de curso indicadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, cujo prazo também será de 26 a 31 de janeiro.

Como funciona o Sisu


O Sisu seleciona estudantes com base na média das notas obtidas no Enem, até o limite de vagas ofertadas por curso, instituição e modalidade de concorrência. Para se inscrever, o candidato deve utilizar login e senha cadastrados no portal gov.br, que também permite o resgate automático das notas obtidas no exame válido para o processo seletivo.

No momento da inscrição, o estudante deve preencher um questionário socioeconômico para adequação às políticas da Lei de Cotas e escolher até duas opções de curso, podendo alterá-las ao longo do período de inscrição. A última alteração registrada será considerada válida.

Podem participar do Sisu todos os estudantes que realizaram o Enem 2024, desde que não tenham obtido nota zero na redação e não estejam inscritos como treineiros.

Com a proximidade do encerramento do prazo, o MEC reforça a importância de não deixar a inscrição para o último momento. A iniciativa é uma das principais portas de entrada para o ensino superior público no Brasil, promovendo acesso às universidades federais e estaduais por meio de um sistema gratuito e acessível.

Deixe um comentário