As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terão início na próxima sexta-feira (17) e se estenderão até o dia 21 de janeiro. O resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro, com o período de matrículas ocorrendo de 27 a 31 de janeiro. Já a manifestação de interesse para a lista de espera estará aberta entre os dias 26 e 31 de janeiro.
O Sisu, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes, de acordo com a oferta de vagas disponibilizadas por instituições públicas de ensino superior, perfil socioeconômico e opções de curso indicadas pelos candidatos.
Como funciona a inscrição
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, utilizando os dados de acesso ao sistema Gov.br. Assim que o candidato faz login, o sistema recupera automaticamente as notas obtidas no Enem 2024.
Durante a inscrição, o candidato deve preencher um questionário socioeconômico para a Lei de Cotas e pode selecionar até duas opções de curso dentre as ofertadas. As escolhas podem ser alteradas a qualquer momento dentro do período de inscrição, e a última modificação registrada será considerada válida.
Quem pode participar
Todos os participantes do Enem 2024 que não zeraram a redação e não declararam estar na condição de treineiros podem se inscrever no Sisu. Caso o candidato não seja selecionado em nenhuma das duas opções de curso escolhidas, ele ainda pode disputar uma vaga por meio da lista de espera.
Com o Sisu, estudantes têm a oportunidade de ingressar em universidades públicas de todo o Brasil, utilizando o desempenho alcançado no Enem para conquistar uma vaga no ensino superior.

