O número de mortes confirmadas no desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), subiu para oito. Nesta quinta-feira (26), mergulhadores da Marinha e dos Corpos de Bombeiros do Maranhão, Tocantins e Pará localizaram mais dois corpos nas águas do Rio Tocantins. Outros nove continuam desaparecidos.
Os trabalhos de resgate subaquático, que envolvem 29 mergulhadores, foram retomados ontem (25), quando mais duas vítimas foram encontradas. Os dois corpos localizados hoje permanecem submersos e ainda não foram retirados da água. Durante as buscas, os mergulhadores também identificaram um caminhão carregado de ácido sulfúrico, além de uma moto e uma caminhonete.
O Corpo de Bombeiros destacou as dificuldades enfrentadas pelas equipes devido às características do Rio Tocantins, como forte correnteza, baixa visibilidade e profundidade que chega a 40 metros em alguns pontos. Além disso, a presença de destroços da ponte e a carga perigosa dos caminhões, que transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 25 mil litros de defensivos agrícolas, exige extremo cuidado.
Tecnologias como o SideScan Sonar estão sendo utilizadas para mapear e localizar os veículos submersos. Apesar dos riscos, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um parecer técnico garantindo que não há contaminação nas águas do rio, permitindo a retomada das buscas.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, decretou luto oficial de três dias em memória das vítimas.
“Minha solidariedade aos que foram atingidos nessa tragédia. Reafirmo o nosso compromisso em trabalhar para que as vítimas sejam resgatadas. Peço que Deus conforte o coração de todos!”, escreveu Brandão nas redes sociais.
No Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa já havia decretado luto oficial de três dias na segunda-feira (23). Ele também anunciou medidas alternativas para minimizar os impactos do tráfego interrompido pela queda da ponte. Uma das soluções será o uso de balsas, com a primeira prevista para chegar até o fim de semana, além da possibilidade de desvio pela ponte de Imperatriz (MA).
Equipes de apoio psicológico estão no local para prestar suporte às famílias das vítimas, enquanto as operações de resgate continuam. O desabamento, ocorrido no último domingo (22), segue mobilizando esforços interestaduais para atender à tragédia.
Criminosos furtaram mercadorias e fugiram antes da chegada da polícia; buscas não localizaram os suspeitos.
Na noite desta quarta-feira (25), uma loja de eletrodomésticos localizada na Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís, foi alvo de arrombamento e furto. Criminosos invadiram o estabelecimento por um portão pequeno que dá acesso à frente da loja e levaram mercadorias de valor.
De acordo com o 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o supervisor do monitoramento de segurança da loja acionou a guarnição após identificar o arrombamento. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram o crime, mas os suspeitos já haviam fugido.
Rondas foram realizadas na região, mas até o momento nenhum dos envolvidos foi localizado. A Polícia Militar segue investigando o caso e buscando informações que possam levar à identificação dos autores do crime.
A loja ainda não informou detalhes sobre os itens levados ou o prejuízo estimado.

