O dia 26 de julho de 2024 ficará marcado na história do turismo maranhense. Nessa data, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Délhi, na Índia. Com 155 mil hectares de paisagens únicas, a unidade de conservação, já um dos principais destinos turísticos do Brasil, ganhou destaque mundial por sua relevância ecológica e ambiental.
“Conquistamos o título histórico de Patrimônio Mundial e estamos colhendo os resultados com o Governo do Estado, captando e realizando novos investimentos sustentáveis que se convertem em infraestrutura e geração de emprego e renda para o nosso povo”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
O título chega em um momento estratégico para o turismo maranhense, logo após o encerramento do São João do Maranhão 2024, que reuniu mais de 700 atrações culturais durante 60 dias, e o sucesso do Carnaval 2024, que mobilizou eventos em mais de 70% das cidades do estado. O impacto positivo dessas festividades foi refletido no aumento de visitantes ao estado. Em julho, o Aeroporto de São Luís registrou 84.242 desembarques, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No Polo Lençóis e Delta, a taxa de ocupação hoteleira chegou a 87,1%, comprovando a força do ecoturismo e do turismo cultural.
“Quando o Parque dos Lençóis Maranhenses se tornou patrimônio mundial, ele automaticamente se transformou em um produto turístico autossustentável, atraindo visitantes de todo o mundo”, acrescentou Socorro Araújo.
A valorização da cultura maranhense tem sido central para o crescimento do turismo. Eventos como a 22ª Semana Nacional dos Museus, a Expoema e o lançamento de mais de 20 editais da Lei Paulo Gustavo fortaleceram o cenário artístico local. A Fundação da Memória Republicana Brasileira, com exposições e atividades formativas, recebeu quase 90 mil visitantes ao longo do ano.
A Secretaria de Estado da Cultura também inovou ao lançar o Passaporte Cultural, incentivando visitas a instituições culturais e promovendo programas como o “Férias no Teatro Arthur Azevedo” e a “Quinta do Reggae”. A retomada de eventos como o Carnaval do Lava-Pratos, em Imperatriz, trouxe grandes nomes nacionais, como Cláudia Leitte, consolidando o estado como referência no calendário cultural.
Com os Lençóis Maranhenses ganhando atenção mundial, o governo investe em infraestrutura e capacitação de profissionais. O programa “Mais Qualificação, Mais Turismo” formou cerca de 3 mil pessoas em 2024. As festividades de Réveillon, com atrações como Olodum e Murilo Huff, prometem encerrar o ano com grande estilo, preparando o Maranhão para um 2025 ainda mais promissor.
“Estamos superando as expectativas ano após ano. O turismo e a cultura têm sido prioridades do governador Carlos Brandão, que promove uma gestão municipalista, levando oportunidades a todos os cantos do estado. O Maranhão está preparado para continuar brilhando no cenário nacional e internacional”, concluiu Yuri Arruda, secretário de Estado da Cultura.

