O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), dá continuidade à tradicional produção de panetones no sistema prisional como parte das ações de ressocialização. Realizada na padaria da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina, em São Luís, considerada a melhor do país pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, a iniciativa integra o programa “Trabalho com Dignidade”.

Neste ano, cerca de 15 mil panetones e chocotones foram produzidos pelas internas e serão distribuídos a órgãos, secretarias e instituições. Mais que um aprendizado técnico, a atividade simboliza uma oportunidade de recomeço para as internas, ao mesmo tempo em que gera benefícios para a sociedade maranhense.
Além dos itens natalinos, a padaria desenvolve outros produtos, como trufas e ovos de chocolate, contribuindo para a economia do estado e ampliando horizontes para as custodiadas. A ação reafirma o compromisso do governo com a ressocialização, utilizando o trabalho como ferramenta de transformação social.

