Na manhã desta terça-feira (17), a Receita Federal, em parceria com a Polícia Militar do Maranhão e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deflagrou a Operação Pseudos com o objetivo de intensificar o combate aos crimes de contrabando, descaminho e contrafação no estado do Maranhão.

Cinco alvos foram fiscalizados no centro da cidade de São Luís. Quatro pontos estavam sob suspeita de comercializar produtos falsificados, como vestuários, calçados e brinquedos, enquanto um dos alvos também foi autuado pelo crime de descaminho. Entre os produtos apreendidos estão eletrônicos, como celulares e peças para celulares, que não possuíam comprovação de importação regular ou selo de certificação da Anatel.
Os alvos foram selecionados após investigação que constatou a venda de mercadorias estrangeiras como produtos originais, embora fossem réplicas de marcas famosas. A operação contou com a participação de 20 servidores da Receita Federal, 20 policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Choque, além de um representante da Anatel.
De acordo com a legislação, o crime de descaminho prevê pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. Já a contrafação, que se configura pela falsificação de produtos, pode resultar em reclusão de dois a cinco anos e multa.

