Polícia Civil realiza operação contra furto de energia elétrica em cinco municípios do Maranhão

Com o objetivo de combater o furto de energia elétrica, a Polícia Civil do Maranhão deflagrou, entre os dias 9 e 12 de dezembro, a Operação Zumbi. A ação ocorreu nos municípios de Pinheiro, Mirinzal, Governador Nunes Freire, Centro Novo do Maranhão e Santa Luzia.

A operação foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), com apoio da Perícia Oficial do Maranhão e de equipes da Equatorial Maranhão. Durante as inspeções realizadas em unidades consumidoras residenciais e comerciais, diversas irregularidades foram constatadas, resultando na autuação de sete estabelecimentos, além da intimação de uma pessoa e prisão de outras cinco.

Os envolvidos foram identificados nos inquéritos policiais e responderão criminalmente por furto de energia elétrica, conforme o Artigo 155, §§ 3º e 4º, II, do Código Penal Brasileiro.

De acordo com a Polícia Civil, a operação teve como base inspeções de rotina realizadas pelas equipes comerciais e de manutenção da Distribuidora, que atuam diariamente para assegurar a segurança, legalidade e qualidade no fornecimento de energia em todo o estado.

Furtar energia elétrica, seja por meio de ligações clandestinas ou adulteração de medidores, é crime e pode causar graves prejuízos, como oscilações de tensão e interrupções no fornecimento.

A população pode denunciar irregularidades anonimamente por meio da Polícia Civil ou diretamente à Equatorial Maranhão, acessando o site http://www.equatorialenergia.com.br ou ligando gratuitamente para a Central de Atendimento no número 116. Após a denúncia, equipes especializadas realizam inspeções, conforme previsto na legislação do setor elétrico.