O Maranhão registrou um aumento de 4,8% no número de empresas abertas entre janeiro e novembro de 2024, segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema). O setor de serviços foi o principal destaque, com crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
“O Maranhão acompanha a tendência de alta nacional no setor de serviços, com um avanço expressivo de 9,7%. Além disso, estamos perto de alcançar um novo recorde anual de formalizações. Santa Inês se destacou com a maior taxa proporcional de abertura de empresas. Vamos seguir trabalhando para fortalecer nossa economia”, afirmou o governador Carlos Brandão em suas redes sociais.
O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, atribuiu os números positivos a ações do governo voltadas aos pequenos negócios, como o programa Juros Zero e a iniciativa Maranhão Digital, que facilita a desburocratização para empreendedores.
Outros setores também mostraram crescimento, como a agropecuária (7,2%), a indústria (6,7%) e a construção civil (5,3%). As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) continuam sendo a base da economia maranhense, representando 90% dos 442 mil negócios ativos no estado. Somente em 2024, 49 mil MPEs foram formalizadas.
Entre as atividades mais registradas este ano estão o comércio varejista de vestuário, serviços de restaurantes e promoção de vendas. Além de Santa Inês, cidades como Balsas, Açailândia e São Luís também se destacaram no volume de novas formalizações, consolidando o Maranhão como um estado promissor para empreendedores.

