Em 2024, o Maranhão registrou 10.070 casos suspeitos de dengue, 4.093 diagnósticos confirmados e quatro óbitos. São Luís é o município mais afetado, com 1.156 casos prováveis, 940 confirmados e um óbito.
Diante do aumento no número de ocorrências, a Secretaria de Estado da Saúde realizará neste sábado (14) o mutirão de vacinação Dia D contra a dengue, no Centro de Ensino Dr. Geraldo Melo, localizado na Cohab Anil I. O objetivo da campanha é mobilizar a população para adotar práticas de prevenção e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Entre as orientações para evitar a proliferação do mosquito estão: eliminar recipientes que acumulam água, como pneus e garrafas; manter caixas d’água e reservatórios tampados; limpar calhas e lajes; usar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia; e instalar telas em janelas e portas.
Segundo dados do painel de monitoramento, a Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) já contabiliza 1.404 casos prováveis da doença, com 1.044 diagnósticos confirmados e um óbito. São José de Ribamar, com 160 casos suspeitos e 71 confirmados, e Paço do Lumiar, com 58 suspeitos e 29 confirmados, estão entre os municípios com maiores ocorrências. Raposa tem o menor número, com 30 casos suspeitos e 4 confirmados.

