O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), obteve avanços significativos na redução das filas para exames, consultas e cirurgias, com destaque para os resultados alcançados entre fevereiro e outubro de 2024. Durante este período, a SES realizou 20.621 procedimentos com o apoio do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), superando a meta pactuada com o Ministério da Saúde.
“Ultrapassamos a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, atingindo 110% do que foi pactuado com o Ministério da Saúde para 2024. Além disso, mais de 126 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades já foram realizadas em nosso estado este ano. Isso é o Governo do Maranhão garantindo o acesso à saúde pública de qualidade. A fila está andando!”, comemorou Tiago Fernandes, secretário de Estado da Saúde.
Por meio da adesão ao PNRF, o estado se comprometeu a realizar 18.602 cirurgias em 2024, mas os resultados superaram as expectativas, com um total de 20.621 procedimentos já realizados. A ação abrange cirurgias oftalmológicas, ortopédicas, ginecológicas, urológicas, gerais e pediátricas, oferecendo atendimento a pacientes que aguardavam por procedimentos essenciais.
Além das cirurgias realizadas pelo estado, o PNRF também contempla 16.948 cirurgias eletivas em municípios maranhenses. Esses procedimentos deverão ser realizados até o final do ano, beneficiando 49 cidades no estado.
Com o sucesso da iniciativa, o Governo do Maranhão reforça seu compromisso com a saúde pública, garantindo acesso rápido e eficaz aos serviços médicos.

