Na tarde desta segunda-feira (9), os promotores de justiça Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, da 6ª Promotoria Distrital da Cidadania – polo Cidade Operária, e Alineide Martins Rabelo Costa, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís, participaram de uma reunião na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O objetivo foi tratar do abastecimento de água nas regiões da Cidade Operária e Cidade Olímpica, incluindo bairros adjacentes.
Convocado pela Caema, o encontro buscou estabelecer um acordo para atender às demandas da população local, que enfrenta problemas como falta recorrente de água, cobranças indevidas ou diferenciadas, e a ausência de hidrômetros para mensurar com precisão o consumo.

Em relação à Cidade Olímpica, a Caema comprometeu-se a realizar uma revisão cadastral das unidades consumidoras, etapa inicial para a implementação de adequações no serviço e padronização das cobranças.
O promotor Joaquim Júnior destacou a importância do diálogo contínuo com a empresa.
“Estamos em um diálogo com a Caema há aproximadamente um ano, com o objetivo de corrigir as imperfeições do serviço oferecido na região para que tenha melhor qualidade. A rede inteira da Cidade Operária, o que inclui a Cidade Olímpica, não é adequada e está envelhecida. Melhorando o serviço, a Caema estará legitimada a realizar a cobrança justa e adequada”, afirmou.
A promotora Alineide Martins relatou avanços específicos no caso da rua 15C, da Unidade 105, na Cidade Operária, onde o abastecimento de água já está sendo restabelecido.
“Vamos continuar monitorando a situação, mas já houve confirmação dos consumidores de que a água está voltando gradativamente”, destacou.
A reunião contou também com a presença do presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas, dos defensores públicos Marcos Froes e Diego Oliveira, do presidente da Associação dos Moradores da Cidade Olímpica, Gregório Cantanhede Viégas Filho, além de servidores e assessores de diferentes órgãos e entidades.
O encontro reflete o esforço conjunto de autoridades e comunidade para solucionar problemas históricos que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores da região.

