Nordeste brasileiro enfrenta um cenário de tempo instável nesta quinta-feira (5), com possibilidade de pancadas de chuva em quase todas as áreas do litoral e do interior. No Maranhão, o alerta é para chuvas moderadas a fortes, impulsionadas pelo calor e pela alta umidade, principais fatores para a formação de nuvens carregadas.
Alerta amarelo no Maranhão
Grande parte do estado está sob alerta amarelo de chuvas, válido até as 10h desta sexta-feira (6), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
O Inmet também orienta cuidados durante o período de instabilidade: evitar abrigo sob árvores para prevenir riscos de quedas e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, procurar informações adicionais junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Consequências da chuva em São Luís
Na capital maranhense e região metropolitana, a chuva da noite de quarta-feira (4) e madrugada desta quinta causou transtornos. Bairros como Vinhais, Bequimão, São Francisco, Areinha e Anjo da Guarda ficaram sem energia elétrica. Além disso, diversos semáforos amanheceram apagados, complicando o trânsito.
A Equatorial Maranhão e a Prefeitura de São Luís informaram que trabalham para solucionar os problemas causados pelas chuvas.
Panorama nacional
Segundo o site ClimaTempo, a instabilidade deve persistir em grande parte do país, com muitas nuvens e risco de chuvas moderadas a fortes em vários estados, mantendo a atenção para possíveis transtornos nos próximos dias.

