Nas primeiras horas desta quarta-feira (4), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação para cumprir mandados de busca, apreensão e prisão contra integrantes de uma organização criminosa que atuava nos bairros do São Francisco e Ilhinha, em São Luís.

As investigações, conduzidas pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC), começaram após denúncias indicando que membros do grupo criminoso extorquiam comerciantes e moradores da região, exigindo pagamentos mensais conhecidos como “taxa”. Quem se recusava a pagar era alvo de retaliações, incluindo a invasão e saque de imóveis pelos integrantes da facção.
Prisões e enfraquecimento da facção

A operação resultou na prisão de três pessoas, incluindo um indivíduo apontado como líder estadual da organização criminosa. A captura do suspeito é considerada um golpe significativo contra o funcionamento da facção, contribuindo para o seu enfraquecimento na região.
Apoio operacional

A ação contou com o apoio de equipes do Grupo de Resposta Tática (GRT/SEIC), da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC).
A força-tarefa reflete os esforços das autoridades para combater o crime organizado e garantir maior segurança aos moradores e comerciantes de São Luís, afetados pelas atividades da facção.

