Operação Zero Grau combate poluição sonora e crimes em Arari e Vitória do Mearim

Nos dias 27 e 28 de novembro, a Operação Zero Grau foi realizada nas cidades de Arari e Vitória do Mearim, com o objetivo de combater a poluição sonora e outros crimes relacionados. Coordenada pela Promotoria de Justiça de Arari, com apoio de diversas forças de segurança e órgãos municipais, a ação resultou na apreensão de 40 motocicletas e na prisão de cinco pessoas.

Promotora de justiça Alessandra Darub participou da operação Zero Grau

A operação focou em veículos irregulares, especialmente motocicletas com escapamento modificado tipo descarga “kadron”, proibido pelas leis de trânsito devido ao ruído excessivo. Além disso, 30 pessoas foram autuadas por poluição sonora e perturbação do sossego, com todas as motocicletas transferidas para São Luís, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Entre as prisões, duas foram por receptação dolosa de motocicletas furtadas, uma por adulteração de sinal identificador de veículo e duas por mandados abertos de homicídio e tentativa de homicídio.

A promotora de justiça Alessandra Darub, titular da Comarca de Arari, destacou que a operação foi motivada por denúncias recorrentes sobre o impacto do barulho, que afeta especialmente idosos e pessoas com transtorno do espectro autista. “O ruído causa distúrbios físicos, problemas auditivos e insônia, sendo necessário garantir o direito ao sossego da população”, afirmou.

A Operação Zero Grau reforçou a importância da integração entre autoridades para atender às demandas da comunidade e coibir práticas que comprometem a qualidade de vida.