Libertadores de Beach Soccer 2023: Maranhenses brilham na competição que começa neste domingo

A tradicional Conmebol Libertadores de Beach Soccer inicia neste domingo (1º), em Assunção, Paraguai. Desta vez, o Brasil será representado apenas pelo Vasco, atual campeão brasileiro. No entanto, o estado do Maranhão, reconhecido como celeiro de craques do futebol de areia, terá seis jogadores espalhados por diversas equipes do torneio.

Marceone (Santo Antônio-PAR), João Marcos (Camba Pizzeiro-CHI), Edim (24 de Setembro-PAR), Sikinha, Marciel e Jefinho (Palma Verde-BOL) são os nomes maranhenses que estarão em campo. Todos são oriundos da região dos Lençóis Maranhenses, reafirmando o talento local no cenário internacional.

A competição, sediada na arena Los Pynandi, acontece entre os dias 1º e 8 de dezembro. No domingo, o primeiro maranhense a estrear será Marceone, o Gin, defendendo o Santo Antônio (Paraguai) contra o Playas FC (Equador), às 10h45 (horário de Brasília). Em seguida, João Marcos entra em quadra pelo Camba Pizzeiro (Chile) às 15h, enfrentando o Centauros (Venezuela). Logo depois, às 16h45, será a vez de Edim, do 24 de Setembro (Paraguai), em duelo contra o Ferrocarril (Peru).

Encerrando a rodada, Sikinha, Marciel e Jefinho defendem o Palma Verde (Bolívia) em partida contra o Sportivo Luqueño (Paraguai), às 19h45.

Formato da competição

A Libertadores de Beach Soccer será disputada em duas fases. Na Fase Preliminar, as 12 equipes classificadas foram divididas em três grupos de quatro. Avançam às quartas de final os dois melhores times de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados, formando o top 8 da disputa.

A partir daí, os jogos seguem no formato de mata-mata, até a grande final. As equipes eliminadas também disputarão suas colocações, do 3º ao 12º lugar.

A competição promete trazer grandes emoções, com os maranhenses como protagonistas na briga pelo título continental.

Deixe um comentário