Na manhã desta quarta-feira (27), o deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para anunciar uma recompensa de R$ 50 mil por informações que levem à identificação e prisão dos criminosos que estupraram uma artista circense durante um assalto em Central do Maranhão.
Segundo o parlamentar, a recompensa será custeada com recursos próprios e também de outros deputados que desejarem contribuir. Yglésio afirmou que falava em nome dos 42 deputados da Casa, mas destacou que, caso algum parlamentar não queira participar, ele arcará sozinho com o valor.
“Eu falo aqui como porta-voz dos 42 deputados, porque alguns já me autorizaram e tenho certeza que nenhum vai se furtar. Se não quiserem ajudar, eu vou tirar do bolso. Eu ofereço R$ 50 mil para quem denunciar e levar à prisão esses vagabundos que fizeram isso contra essa moça. Pode disseminar que tem recompensa custeada aqui, de maneira pessoal”, declarou o deputado.
Yglésio também enfatizou a gravidade do impacto causado pelo crime, não só à vítima, mas também à sua família: “Não foi um trauma só para quem sofreu o estupro, mas para a família também, que viu. Isso é memória que vai ficar para o resto da vida de todos eles.”
O crime
O caso ocorreu na última sexta-feira (23), quando a Polícia Civil foi informada sobre um assalto seguido de estupro em um circo instalado em Central do Maranhão. Pelo menos cinco criminosos participaram da ação, sendo que dois deles arrastaram uma jovem para um trailer do circo, onde a estupraram na frente da família.
Além do estupro, os bandidos agrediram adultos e idosos durante o assalto. De acordo com a família da vítima, todos os cinco homens teriam envolvimento no estupro, mas até o momento a identidade dos criminosos permanece desconhecida.
Os bandidos estavam armados e agiram com extrema violência, deixando um rastro de terror entre as vítimas. A jovem, que é artista circense, se apresentava no local onde ocorreu o crime.
A iniciativa de Yglésio Moyses é uma tentativa de mobilizar a sociedade e as autoridades na busca pelos responsáveis por esse ato bárbaro, que chocou a comunidade local e gerou grande repercussão em todo o estado.

