A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA), está implementado iniciativas de fortalecimento ao artesanato e ao turismo no Polo Lagos e Campos Floridos, com a emissão de carteiras dos profissionais da área e palestra sobre a base conceitual da atividade artesanal. De 25 a 27 deste mês, os municípios beneficiados serão: Santa Inês, Pindaré, Viana e Matinha.
O trabalho está integrado ao Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão em parceria com o Sebrae, que se propõe a potencializar a cadeia produtiva do turismo e do artesanato nas cidades participantes, através da educação, formalização do trabalho e cidadania.
Conforme a secretaria de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a Setur-MA preza pela participação de profissionais especializados na realização dessas atividades, garantindo que os artesãos estejam cada vez mais aptos a acessar benefícios e a se integrar às políticas públicas nacionais voltadas ao setor.
“A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Maranhão em fortalecer o artesanato como patrimônio cultural e motor de desenvolvimento socioeconômico no estado, seguindo diretrizes do Ministério do Turismo”, afirmou a gestora Socorro Araújo.
A Carteira Nacional do Artesão é um documento que garante o acesso a programas governamentais específicos para o segmento. O cadastro será realizado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), ferramenta que legitima a atuação dos artesãos no mercado formal.

