Artigo jurídico aborda a violência nas escolas do Maranhão

Um artigo jurídico de autoria da procuradora de justiça Themis Carvalho, do promotor de justiça Cláudio Guimarães e do mestrando Bruno Silva Ferreira, oficial superior da Polícia Militar do Maranhão, foi publicado na edição 2024 da revista Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Intitulado “Violência nas escolas no estado do Maranhão: possibilidades e limites da Polícia Militar no gerenciamento de crises”, o estudo aborda os atentados recentes em escolas brasileiras, com ênfase nos casos ocorridos no Maranhão em abril de 2023. Os autores fazem um paralelo entre esses episódios e o trágico ataque à Columbine High School, em Denver, Colorado (EUA), em 1999.

O artigo busca compreender as motivações por trás desses ataques e avaliar a eficácia das respostas das autoridades, com o objetivo de contribuir para a construção de um ambiente escolar mais seguro. Além disso, analisa o papel da Polícia Militar no gerenciamento de crises em situações de violência nas escolas, explorando os limites e as possibilidades de sua atuação.

A publicação reforça a importância do tema no cenário nacional e destaca o compromisso do Ministério Público do Maranhão com o debate acadêmico e com a busca por soluções práticas para questões de segurança pública, especialmente no contexto educacional.