A Grande São Luís registrou um aumento de 20% nos casos de latrocínios em 2024, em comparação ao ano anterior. De acordo com o painel de estatísticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre janeiro e novembro deste ano, a região contabilizou 12 casos de roubo seguido de morte, contra 10 no mesmo período de 2023.
Caso recente em São José de Ribamar
Na última quinta-feira (21), um caso trágico chamou a atenção em São José de Ribamar, na região metropolitana. Valdenir Silva Costa, de 51 anos, morreu após uma tentativa de assalto em sua própria residência, no bairro Turiuba.
Segundo a polícia, o crime ocorreu quando um dos suspeitos pediu um copo de água na casa da vítima e, em seguida, anunciou o assalto. Valdenir reagiu e acabou sendo baleado. Apesar do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Até o momento, a Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) segue investigando o caso, mas o suspeito ainda não foi localizado.
Panorama dos latrocínios na região
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) revelam que São Luís concentrou a maior parte dos casos em 2024, com 11 ocorrências até novembro. O outro caso foi registrado em São José de Ribamar. Em 2023, a capital maranhense registrou 7 latrocínios no mesmo período, enquanto Paço do Lumiar contabilizou 3 casos.
O aumento de casos reforça o alerta para medidas mais eficazes de segurança pública, especialmente em áreas residenciais. A SSP-MA informou que ações de combate à criminalidade serão intensificadas nos próximos meses.

