O Maranhão está realizando a segunda etapa do Inquérito de Prevalência para certificação da eliminação do tracoma como problema de saúde pública no Brasil. Até 30 de novembro, o inquérito será realizado nas aldeias Escalvado e Porquinhos, em Barra do Corda (MA).
“A Secretaria de Estado da Saúde apoia o inquérito de validação da eliminação do tracoma. A estratégia visa avaliar a prevalência da doença em áreas de risco epidemiológico e social, reafirmando nosso compromisso com a Organização Mundial de Saúde para erradicar o tracoma no Maranhão,” afirmou Monique Maia, chefe do Departamento de Epidemiologia da SES. “Também fornecemos os insumos para iniciar o tratamento da população, visando eliminar a doença.”
O projeto é desenvolvido pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-MA). A pesquisa tem como foco a detecção da inflamação Tracomatosa Folicular (TF) em crianças de 1 a 9 anos e da Triquíase Tracomatosa (TT) em pessoas com 15 anos ou mais. Um modelo piloto foi aplicado recentemente na Aldeia Januária, em Santa Inês.
Paulo Borges, pesquisador da Fiocruz, ressaltou a importância da eliminação do tracoma: “Tracoma é uma infecção ocular que, se não tratada, pode levar à cegueira. Com o inquérito, esperamos eliminar o tracoma como problema de saúde pública no Brasil.”
O técnico do Ministério da Saúde, Flávio Farias, explicou o exame: “Investigamos entrópios, condição onde a pálpebra vira para dentro, o que pode indicar tracoma. A doença, se não tratada, pode evoluir e causar cegueira.”
A pesquisa envolve visitas domiciliares, exames clínicos e ações educativas. Os resultados são registrados via aplicativo, e os dados coletados são analisados de forma estatística. A primeira etapa do inquérito foi realizada em 2022, com amostragem de populações indígenas e não indígenas, e estabeleceu uma linha de base sobre o tracoma no estado.
De 2021 a 2023, o Maranhão registrou uma prevalência de TF em 2,9% das crianças de 1 a 9 anos e de TT em 0,12% da população com 15 anos ou mais.

