Calendário do Futebol Brasileiro 2025 reduz datas para Campeonato Regional

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro de 2025, e o tradicional campeonato regional teve uma redução de datas. Dessa vez, a CBF reservou apenas três datas para o campeonato em 2025, com o Sampaio Corrêa garantido na fase de grupos, enquanto Maranhão Atlético e Moto Club disputarão a fase preliminar. Na próxima temporada, a CBF atendeu a pedidos das federações para priorizar os campeonatos estaduais, o que fará com que o torneio regional precise ser encaixado entre outras competições.

Um dirigente de federação, ouvido pela reportagem, comentou sobre a redução das datas para o campeonato regional e o fortalecimento dos estaduais.

“Temos a garantia da CBF de realizar os estaduais com um mínimo de 13 datas. Para as federações que não têm clubes nas séries A e B, ainda há a possibilidade de expandir o calendário até meados de abril, quando terão início as séries C e D. Vamos poder fazer um campeonato mais elaborado”, afirmou a fonte.

Até 2024, a CBF tinha a obrigação de organizar o campeonato regional devido a uma ação judicial, mas esse vínculo foi encerrado. Durante esse período, alguns clubes priorizaram o torneio regional em detrimento dos estaduais, o que causou insatisfação nas federações.

Com a decisão de reservar apenas três datas 22 de janeiro, 5 de fevereiro e 12 de fevereiro, a organização do campeonato regional precisará ajustar seu calendário e coordenar com outras competições. Para compensar, a CBF planeja distribuir os clubes em mais duas rodadas, utilizando as datas da Copa do Brasil e da Data FIFA (entre 19 e 23 de março), que abrirão novas oportunidades para o torneio.

Apesar dessas concessões, ainda faltariam cinco datas para que o campeonato mantenha seu formato atual. Também é necessário reservar datas para a fase preliminar, em que Moto Club e Maranhão Atlético representarão o Maranhão, com confrontos contra o Sergipe e Ferroviário, respectivamente.

Deixe um comentário