A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) anunciou que o comércio lojista da Grande Ilha, que inclui São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, poderá operar normalmente no feriado nacional da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro.
De acordo com as Convenções Coletivas de Trabalho firmadas entre a Fecomércio-MA, sindicatos empresariais e comerciários, lojas situadas em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão abrir das 8h às 18h, enquanto as lojas em shoppings funcionarão das 10h às 22h. Para o funcionamento, as empresas devem pagar 100% de adicional nas horas trabalhadas e conceder uma gratificação de R$ 50,00 ao final do expediente aos funcionários convocados.
Além disso, as empresas que optarem pela abertura deverão informar previamente ao Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís sobre os funcionários que irão trabalhar, com o pagamento de uma taxa de R$ 12,00 por empregado. Supermercados e farmácias, por serem serviços essenciais, seguem regras específicas de funcionamento.

