A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) anunciou uma parada programada no Sistema de Abastecimento de Água de São Luís para esta quinta-feira (31), visando a instalação do Tanque de Amortecimento Unidirecional (TAU II). Com investimentos de R$ 5 milhões, o novo equipamento promete trazer melhorias ao sistema, ampliando a capacidade de abastecimento e tornando o fornecimento de água mais eficiente e contínuo na capital.
Segundo a Caema, o abastecimento será suspenso em regiões específicas de São Luís, das 6h de quinta-feira até as 2h da manhã de sexta-feira (1º). Bairros como Madre Deus, Alemanha, Anjo da Guarda, São Cristóvão, Santo Antônio, Maracanã, Calhau, Cohama, Angelim, Ipase, e seus arredores serão afetados durante o período de interrupção. Em contrapartida, cerca de 200 bairros que recebem água de sistemas de poços terão o fornecimento mantido normalmente, sem qualquer impacto.
A Caema orienta que os consumidores se preparem para a interrupção, abastecendo suas caixas d’água e reservatórios com antecedência e adotando práticas de uso racional da água. Recomenda-se reduzir o tempo de banho, evitar lavar veículos e áreas externas e combater o desperdício ao realizar tarefas domésticas, como forma de garantir que o recurso seja suficiente até o retorno gradual do abastecimento, previsto para a madrugada de sexta-feira.
Com a instalação do TAU II, a Caema pretende estabilizar o sistema de distribuição, evitando oscilações de pressão e minimizando a ocorrência de vazamentos e interrupções. Essa melhoria faz parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para aprimorar a infraestrutura hídrica de São Luís, oferecendo mais confiabilidade no fornecimento e melhor qualidade de vida à população.

