Um homem de 35 anos, identificado como Jader Pereira da Cruz, foi amarrado, espancado e morto durante um surto psicótico no bairro Novo Horizonte, em Paço do Lumiar, na noite de domingo (27). Diagnosticado com esquizofrenia, Jader teve uma crise e, em meio ao episódio, chegou a invadir uma igreja e causar danos materiais, como a quebra de instrumentos musicais e uma porta de vidro.
A esposa de Jader acionou a Polícia Militar enquanto ele ainda estava em casa. No entanto, quando a viatura chegou ao local, ele já havia saído. Durante o surto, Jader foi filmado nu, tentando escapar de pelo menos cinco homens que o cercavam e o perseguiram até a igreja Assembleia de Deus “Resgatando Vidas”.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram Jader em estado de pânico e, posteriormente, machucado, com os pés atados e sangrando, enquanto permanecia sentado na calçada. Uma testemunha chegou a pedir para que não o agredissem. Segundo o tenente Iego, do 22º Batalhão da Polícia Militar, ao chegarem à igreja, os policiais encontraram Jader já ferido e imobilizado na calçada.
A vítima foi socorrida por uma ambulância e encaminhada ao Hospital de Urgência e Emergência Clementino Moura (Socorrão 2), mas sofreu três paradas cardiorrespiratórias e não resistiu aos ferimentos, falecendo logo após.
Este é o segundo caso de morte de pessoas em surto psicótico no Maranhão em uma semana. Na última segunda-feira (21), em São Luís, outro homem com esquizofrenia foi morto após ser atingido por tiros disparados por guardas municipais durante uma crise. Em resposta, o município afastou o guarda envolvido até a conclusão das investigações, e o caso gerou críticas de especialistas quanto ao tratamento e cuidados com pacientes em surto psicótico.

