Faleceu nesta quinta-feira (24) José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, em São Paulo, aos 66 anos. Considerado o principal peso-pesado do boxe brasileiro e conhecido por sua poderosa direita, Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica, também chamada de demência pugilística, diagnosticada em 2013.
A notícia de seu falecimento foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista ao canal de TV “Record”. Maguila residia no Centro Terapêutico Anjos de Deus, em Itu, no interior de São Paulo, e após uma piora no quadro de saúde, foi transferido para o Hospital das Clínicas.
Carreira e trajetória

Nascido em 11 de julho de 1958, em Aracaju, Maguila lutou profissionalmente por 17 anos, acumulando um cartel de 85 lutas, com 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Seu carisma e entrevistas marcantes conquistaram o público. Entre os principais momentos de sua carreira estão as lutas contra grandes nomes do boxe mundial, como Evander Holyfield e George Foreman.
O interesse de Maguila pelo boxe surgiu ainda em Aracaju, ao assistir às lutas de ídolos como Éder Jofre e, principalmente, Muhammad Ali. Sem televisão em casa, ele acompanhava os confrontos em uma TV preto e branco na casa de um vizinho. Anos depois, se tornou campeão na categoria peso-pesado, a mesma de Ali.
Sua trajetória no boxe começou mais tarde, quando, aos 14 anos, Maguila se mudou para São Paulo em busca de oportunidades. Trabalhando como ajudante de pedreiro, enfrentou muitas dificuldades, incluindo a fome e a falta de moradia, chegando a dormir em um caminhão abandonado.

