O game Gamezônia, desenvolvido por um grupo de empreendedores maranhenses, será apresentado no programa Shark Tank Brasil, nesta quinta-feira (24), às 21h, no canal oficial do YouTube. O projeto, que reconta a história da Amazônia pelo olhar dos povos tradicionais, é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e busca atrair investidores no principal programa de empreendedorismo do país.
A iniciativa conta com financiamento da Fapema através dos editais Centelha 2, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e do Economia Criativa, executado em colaboração com o Sebrae. Esses programas oferecem capacitação e recursos para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou a importância do apoio ao projeto. “Esse tipo de inovação fomenta a criatividade e a conscientização, além de valorizar a cultura local”, afirmou.
Gamezônia utiliza uma jogabilidade lúdica e acessível para promover debates sobre sustentabilidade, cultura e diversidade na Amazônia. O jogo, voltado para crianças e adolescentes, acompanha Ibiacy, uma jovem onça pintada que busca a cura para a Xawara, uma doença que representa a ganância e ameaça sua aldeia e a floresta. O jogo é rico em desafios interativos, como coleta de Tucumãs e quizzes, que estimulam a educação ambiental e o respeito às tradições dos povos indígenas.
Para Vinícius Sirino, integrante do projeto, participar do Shark Tank Brasil é uma oportunidade única. “O jogo aborda sustentabilidade e diversidade cultural de uma maneira inovadora. Estamos muito animados em poder apresentar o projeto a um público maior e, quem sabe, abrir novas portas com potenciais investidores”, destacou.
A apresentação no Shark Tank Brasil também reforça o papel do Gamezônia como um catalisador do desenvolvimento da economia criativa no Maranhão, inspirando outras iniciativas que promovam a valorização da cultura local e a preservação ambiental. O time de desenvolvedores é composto por Patrícia Lima (diretora de operações), Juliana Nogueira (diretora de conhecimento), Ádani dos Santos (diretoria jurídica) e Zeeshan Shaikh (diretor financeiro).
Com o apoio financeiro e institucional oferecido pelos editais da Fapema e Sebrae, o Gamezônia se prepara para expandir suas fronteiras, levando a mensagem de preservação da Amazônia a um público nacional e internacional.

