Brasil e Uruguai empatam em 1×1 na abertura da Copa de Seleções Vozes da Amazônia

Em uma partida emocionante, Brasil e Uruguai empataram em 1×1 na abertura da Copa de Seleções Vozes da Amazônia, realizada no último sábado (12) no Estádio Castelão, em São Luís. O evento, que celebra a diversidade, a defesa da Amazônia e os povos tradicionais, contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, do secretário estadual de Esportes e Lazer, Naldir Lopes, e do secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Sedel – Copa das Seleções Vozes da Amazônia (Foto: Gilson Ferreira)

A ministra Sônia Guajajara destacou a importância da competição, que tem como objetivo unir esporte e debates sobre racismo, proteção ambiental e valorização das vozes indígenas. “O esporte é uma ferramenta que congrega todas essas discussões”, afirmou.

O jogo também marcou a entrega de melhorias no Estádio Castelão, incluindo novos telões, iluminação, sistema de som e bancos de reserva com padrão Fifa, conforme ressaltou Naldir Lopes.

Na partida, o Uruguai saiu na frente com um gol de Juan Manoel, aos 5 minutos do segundo tempo. O Brasil empatou aos 33 minutos, com o maranhense Paulo César. O evento ainda teve jogos femininos e apresentações culturais de indígenas e quilombolas.

A competição segue com novas partidas na quarta-feira (16), promovendo a integração entre esporte, cultura e conscientização ambiental.