Eduardo Braide (PSD) foi reeleito prefeito de São Luís neste domingo (6), após registrar 69,58% dos votos válidos, com 79,57% das urnas apuradas. Em segundo lugar, Duarte Jr (PSB) obteve 22,83% dos votos, seguido por Dr. Yglésio (PRTB) com 3,32%. Os demais candidatos somaram menos de 2% cada: Fábio Câmara (PDT) com 1,36%, Flávia Alves (Solidariedade) 0,88%, Franklin Douglas (PSOL) 0,80%, Wellington do Curso (NOVO) 0,78% e Saulo Arcangeli (PSTU) 0,45%.
Braide, que já havia sido eleito em 2020 com uma vitória expressiva no segundo turno, consolidou sua trajetória política ao conquistar novamente a confiança dos ludovicenses. Desde sua primeira candidatura à prefeitura em 2016, quando alcançou 21,34% no primeiro turno e 46,06% dos votos válidos no segundo turno, o político vem se fortalecendo no cenário local.
Natural de São Luís, Eduardo Braide, 48, é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem um histórico de atuação tanto no setor público quanto na política. Já ocupou cargos de destaque, como diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e secretário do Orçamento Participativo de São Luís. Também foi deputado estadual pelo PMN, onde exerceu importante papel como 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa.
Além da eleição para prefeito, os eleitores de São Luís também definiram a nova composição da Câmara Municipal. Entre os 31 vereadores eleitos para os próximos quatro anos, destacam-se Douglas Pinto (PSD) com 16.036 votos, Marquinhos (União) com 12.200, e Aldir Júnior (PL), que garantiu 10.633 votos. A nova formação da Casa também inclui veteranos como Astro de Ogum (PCdoB), com 8.604 votos, e Paulo Victor (PSB), que obteve 9.956 votos.
Por outro lado, políticos tradicionais como Álvaro Pires, Dr. Gutemberg, Fátima Araújo e Umbelino Júnior não conseguiram se reeleger, evidenciando uma mudança significativa no cenário legislativo da capital.
A nova gestão de Eduardo Braide, assim como a renovação na Câmara Municipal, traz expectativas de continuidade e avanço em diversas áreas para a cidade de São Luís.

