Governo do Maranhão entrega 2.100 Cartões Transporte Universitário para estudantes da Grande São Luís

Nesta quinta-feira (26), o Governo do Maranhão distribuiu 2.100 Cartões Transporte Universitário para estudantes da Grande São Luís. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), garante um auxílio de R$ 400 para os estudantes utilizarem no deslocamento entre suas residências e as instituições de ensino em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, ao longo de seis meses.

Mais de 2 mil estudantes foram beneficiados com Cartão Transporte Universitário

A cerimônia de entrega aconteceu no Ginásio Costa Rodrigues, no Centro de São Luís, e contou com a presença do governador Carlos Brandão, que celebrou a ampliação do programa. “Ano que vem vamos ampliar ainda mais, pois entendemos que é um programa extremamente exitoso. Essa medida prestigia a juventude e garante que o jovem possa continuar seus estudos, seja em universidade pública ou privada”, afirmou Brandão.

Além do governador, estiveram presentes no evento a secretária estadual de Juventude, Eliziane Gama, o secretário-adjunto Thiago Prado, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e o secretário nacional de Juventude, Ronald Luiz dos Santos. Durante a solenidade, foi firmada uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para a implementação de novos programas voltados à juventude maranhense.

Expansão e novas ações

Estudantes receberam cartão com auxílio de R$ 400 para custear o deslocamento de ida e volta da residência para instituição do ensino

O programa Cartão Transporte Universitário já beneficiou mais de 13 mil jovens em 203 cidades maranhenses entre janeiro de 2023 e maio de 2024, e a meta é expandir ainda mais a iniciativa. A secretária Eliziane Gama destacou a importância do projeto: “O Cartão Transporte Universitário proporciona a permanência do jovem na sala de aula e melhora as condições econômicas das famílias, sendo a diferença entre concluir os estudos ou enfrentar a evasão escolar.”

Durante o evento, foi anunciada a adesão do Maranhão ao Plano Juventude Negra Viva, uma iniciativa federal que visa reduzir a violência contra jovens negros nas periferias. O Maranhão também foi escolhido para ser o primeiro estado a oficializar a adesão ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que articula políticas públicas voltadas para os jovens em diferentes níveis de governo.

Estudantes comemoram benefício

Ministro Márcio Macêdo destacou que o Maranhão foi escolhido para ser o primeiro estado a oficializar a adesão ao Sinajuve

A entrega simbólica dos cartões foi realizada para três estudantes: Camile Vitória Amorim, do Iema, Safira Sandila, da UFMA, e Iris Emanuele Souza, do Centro de Ensino Cidade de São Luís. Camile Amorim, escolhida para discursar em nome dos beneficiados, destacou a importância do programa: “Esse cartão é fundamental para nós, pois além de garantir o deslocamento para a escola e o estágio, ajuda em momentos de lazer e cultura, ampliando nossas possibilidades.”

Os estudantes que não puderam comparecer à solenidade têm 30 dias para retirar o cartão na sede da Seejuv, no Centro de São Luís.

Deixe um comentário