Nesta quarta-feira (25), a Polícia Federal deflagrou a Operação Terabyte, com o objetivo de combater o armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. A operação, que também conta com o apoio das Polícias Civis de diversos estados, cumpre 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação, coordenados pela área de repressão aos crimes cibernéticos da PF.
Com a participação de mais de 750 policiais, a ação tem como foco a prisão de criminosos que atuam no ambiente digital, além de contar com o apoio da Agência de Investigação Interna dos EUA (Homeland Security Investigations – HSI). A escolha do nome “Terabyte” faz referência à grande quantidade de dados cibernéticos envolvidos nos crimes investigados.
Somente entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão relacionados a abusos sexuais, reforçando o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes. Além de reprimir esses crimes, a PF alerta para a importância de pais e responsáveis monitorarem a segurança de seus filhos no mundo digital.

