Moradores das comunidades quilombolas de Alcântara, a cerca de 90 km de São Luís, foram beneficiados com a entrega de títulos de domínio sobre seus territórios. Em um acordo histórico assinado nesta quinta-feira (19) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 3.350 famílias receberam a garantia legal de posse de suas terras. O ato, que ocorreu na praça da matriz de Alcântara, marcou o fim de 40 anos de disputas territoriais entre os quilombolas e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O acordo contempla a titulação de 78.105 hectares como território quilombola, enquanto as comunidades reconheceram a área de 9.256 hectares onde o CLA está instalado. “A história de Alcântara mudou”, afirmou o presidente Lula, destacando que a titularização das terras garantirá mais segurança e dignidade aos quilombolas.
Além do acordo, o governador Carlos Brandão anunciou a construção de uma escola técnica profissionalizante no valor de R$ 30 milhões, que será implantada na comunidade de Mamuna, uma das mais impactadas pelo CLA.

