A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão apresentou, na terça-feira (20), a proposta da Linha de Cuidado Regional de Atenção ao Sobrepeso e Obesidade, durante o “Seminário de Enfrentamento à Má Nutrição” em São Luís. O evento, que reuniu secretários e profissionais de saúde de todos os 217 municípios maranhenses, teve como objetivo compartilhar iniciativas para combater a má nutrição e promover uma alimentação saudável.
A nova linha de cuidado, inicialmente implementada na região metropolitana de São Luís, visa integrar equipes multiprofissionais para avaliar e tratar o sobrepeso e a obesidade, condições que têm levado a um aumento nos casos de diabetes, hipertensão e infartos. O coordenador estadual de Alimentação e Nutrição, Leudimar Carvalho, destacou que o objetivo é expandir o projeto para todo o estado, garantindo que pacientes com sobrepeso e obesidade recebam acompanhamento adequado em seus municípios.
Durante o seminário, foi ressaltada a importância de capacitar os profissionais de saúde para identificar e tratar precocemente a má nutrição, desde a gestação, buscando evitar o agravamento dessas condições. A secretária de saúde de Raposa, Raidênia Barbosa de Oliveira, destacou o trabalho integrado entre nutricionistas, psicólogos e educadores físicos nas unidades de saúde para prevenir a progressão do sobrepeso para obesidade.

