Governo do Maranhão inicia cirurgias noturnas no Hospital da Ilha para reduzir filas de espera

A partir desta terça-feira (20), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dará início a uma nova etapa do programa “Cirurgias – Aqui a Fila Anda” com a realização de cirurgias noturnas no Hospital da Ilha. A medida visa acelerar a execução de procedimentos eletivos, especialmente aqueles que ficaram represados durante a pandemia, e promete realizar 200 cirurgias no período noturno até o final de 2024.

As cirurgias noturnas, que começarão às 19h, contemplarão inicialmente 15 pacientes por ação e se concentrarão em procedimentos gerais e cirurgias ginecológicas. O governador Carlos Brandão destacou a importância da iniciativa para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses. “Só no período noturno, serão realizadas 200 cirurgias até o fim do ano, sem contar as que já são feitas normalmente durante o dia, proporcionando mais saúde com dignidade e agilidade aos maranhenses”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforçou o compromisso do governo em reduzir as filas de espera na rede estadual de saúde. “Ainda temos uma demanda que resultou dos procedimentos represados durante a pandemia, e os serviços noturnos na unidade são um investimento para intensificar as ações do programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda. Queremos que os maranhenses tenham maior qualidade de vida, reduzindo a espera desses pacientes”, explicou.

Além das cirurgias no Hospital da Ilha, o programa “Cirurgias – Aqui a Fila Anda” também abrange procedimentos em otorrinolaringologia no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, angioplastias no Hospital Dr. Carlos Macieira, cirurgias oncológicas no Hospital de Câncer do Maranhão, e mutirões em outras unidades da rede estadual de saúde.

O Hospital da Ilha, que receberá os novos procedimentos, é uma unidade de referência em média e alta complexidade, com 163 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI. A unidade oferece atendimento especializado em áreas como ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral, gastrohepatologia, e mastologia.

Deixe um comentário