Superlua Azul será visível nesta segunda-feira: fenômeno raro ilumina o céu do Brasil

Nesta segunda-feira (19), o céu do Brasil será palco de um fenômeno raro e espetacular: a Superlua Azul sazonal. O evento astronômico, que combina uma Superlua com uma Lua Azul sazonal, será visível a olho nu em todo o país, desde que o tempo esteja limpo e sem nebulosidade.

A Superlua ocorre quando a Lua Cheia está em seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, o que faz com que o satélite natural pareça maior e mais brilhante no céu. Apesar do nome, a Lua Azul sazonal não apresentará qualquer mudança na sua coloração. O termo refere-se à terceira Lua Cheia em uma estação que, excepcionalmente, possui quatro luas cheias, conforme explica a NASA.

Especialistas, como o professor Roberto Dias da Costa, do Departamento de Astronomia da USP, ressaltam que o termo “Superlua” não é científico, mas ganhou popularidade na mídia. O fenômeno será visível durante toda a noite desta segunda-feira, proporcionando uma oportunidade única para os amantes da astronomia e para aqueles que simplesmente apreciam a beleza do céu noturno.

Deixe um comentário