Como parte de um pacote de obras voltado para a manutenção dos espaços públicos e históricos do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA), está realizando importantes serviços de manutenção predial na Biblioteca Pública Benedito Leite, localizada no Centro de São Luís. A biblioteca, que é a segunda mais antiga do Brasil, completa 193 anos em 2023.

A intervenção visa preservar a estrutura centenária do edifício, que sofreu danos devido às fortes chuvas e à ação do tempo, resultando em infiltrações e outros problemas estruturais. A Sinfra mobilizou equipes para realizar a recuperação da cobertura do prédio e do forro do auditório, que foram danificados pelas infiltrações. Além disso, novas janelas e portas de vidro foram instaladas no corredor superior, prevenindo futuras infiltrações de água da chuva.
Os reparos também contemplam melhorias nos banheiros, que agora estão mais acessíveis e confortáveis para os usuários do espaço. A diretora da biblioteca, Aline Nascimento, destacou a importância das obras, afirmando que elas irão proporcionar um ambiente mais acolhedor tanto para os maranhenses quanto para os turistas que visitam o local.

“A nossa intenção e o compromisso do Governo do Estado do Maranhão são melhorar cada vez mais a Biblioteca Pública, trazendo conforto e melhorias”, afirmou a diretora.
A Biblioteca Pública Benedito Leite, situada no ponto mais alto da cidade, é um importante centro de pesquisa e leitura, abrigando um acervo diversificado com obras de autores maranhenses, nacionais e internacionais. O espaço é amplamente utilizado por estudantes para pesquisa e também está aberto ao público em geral, que pode alugar livros gratuitamente.

