Equipes de policiais federais cumprem na manhã de hoje (30) quatro mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo e Maranhão, para combater um esquema de importação ilegal de medicamento para diabetes, praticado por médicos e clínicas. O medicamento tem sido utilizado de forma off label para emagrecimento.
A operação, denominada Off Label, é desdobramento da prisão de um brasileiro ocorrida neste mês. O suspeito desembarcou de um voo procedente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que havia feito conexão na Inglaterra, trazendo consigo 32 caixas do medicamento. Embora o uso do medicamento seja aprovado pela Anvisa, ele não é comercializado no Brasil, e sua importação deve obedecer aos trâmites legais.
O suspeito, que tentou evitar o pagamento de impostos no valor de quase trinta mil reais, apresentou laudo médico e receitas que, após análise pelos técnicos da Anvisa, foram identificados como falsos. Isso evidenciou a intenção comercial na importação do medicamento.
Apreensões como esta, que resultaram na operação Off Label, têm sido realizadas de forma recorrente pela Receita Federal em 2024. No mês de julho, foram realizadas as prisões de seis pessoas e a apreensão de 157 caixas do medicamento.

