Trade turístico destaca importância do título de Patrimônio Natural da Humanidade para os Lençóis Maranhenses

O reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade foi celebrado pelo setor turístico maranhense. O título, conquistado durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco em Nova Deli, na Índia, abre portas para o destino a nível mundial e impactará no desenvolvimento do turismo nos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos e Primeira Cruz.

Manoel Barbosa, presidente em exercício da Fecomércio-MA e coordenador da Câmara Empresarial de Turismo, destacou a importância do título para o estado. “Estamos confiantes que esse reconhecimento elevará os Lençóis Maranhenses a um dos principais destinos turísticos mundiais. Temos grandes responsabilidades, tanto no setor público quanto privado, para estruturar a recepção desses visitantes”, afirmou.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no Maranhão (Abav-MA), Dayanna Barbosa, comparou a nova conquista ao período em que São Luís recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. “Estamos otimistas com a demanda internacional que virá. Sabemos como foi com São Luís, e recebemos essa notícia com muita felicidade, sabendo que terá um impacto positivo por muitos anos”, observou.

O governador Carlos Brandão também destacou o impacto socioeconômico e reafirmou o compromisso com a preservação ambiental. “Esse título vai gerar emprego, renda e desenvolver a região. Nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente será reforçado”, comentou Brandão durante o anúncio.

O título de Patrimônio Mundial é concedido pela Unesco para incentivar a preservação de bens culturais e naturais significativos para a humanidade. Na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, foram avaliadas 27 candidaturas, sendo os Lençóis Maranhenses o único representante do Brasil.

Deixe um comentário