O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é, oficialmente, Patrimônio Natural da Humanidade. A declaração foi feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em cerimônia de avaliação realizada nesta sexta-feira (26) em Nova Déli, na Índia.
Com uma área de 155 mil hectares, os Lençóis Maranhenses estão inseridos em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia. O local é considerado um dos mais bonitos do mundo, com areia branca e lagos de águas pluviais. O selo da UNESCO foi dado porque o parque cumpriu todos os requisitos para o título, que valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.
Dentre os critérios avaliados que levaram a unidade de conservação a conquistar o reconhecimento estão sua beleza excepcional e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo. Além dos Lençóis Maranhenses, outros locais também foram avaliados na categoria natural, incluindo o Deserto Badain Jaran na China, The Flow Country no Reino Unido e Irlanda do Norte, e a caverna Vjetrenica na Bósnia e Herzegovina.
Ao todo, foram avaliadas 27 candidaturas entre culturais, naturais e mistas. Os Lençóis Maranhenses foram o único representante do Brasil na lista. Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, o parque deve receber ainda mais atenção para a preservação de seus recursos naturais e biodiversidade.
O anúncio foi feito em Nova Déli, na Índia, e contou com a presença de uma comitiva do Maranhão, incluindo o governador Carlos Brandão, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Ramscheid, e o diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro da Cunha.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que “o Brasil é um país rico em belezas naturais e este reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo. Este título não apenas eleva o status do local em termos de prestígio internacional, mas também traz diversos benefícios tangíveis, especialmente no que diz respeito à sua preservação.”
Em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) estiveram no Maranhão para fazer uma avaliação técnica do parque. A empresa foi contratada pela Unesco para fazer o estudo da candidatura da área. Eles visitaram locais estratégicos e povoados nos municípios de Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas, uma das portas de entrada do parque.
Os aspectos analisados incluíram a beleza natural e geomorfológica do sítio, a integridade do local, a situação do plano de manejo do parque, e a atuação dos prestadores de serviços turísticos dentro dos Lençóis Maranhenses.
A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estava pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo foi paralisado durante a gestão do antigo governo federal. No Brasil, o título de Patrimônio Mundial já foi concedido ao Pantanal, Amazônia Central, Costa do Descobrimento, complexo Ilhas Atlânticas, Parque Nacional do Iguaçu, Vale do Ribeira e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas.

