Nesta terça-feira (16), em sessão presidida pela juíza Urbanete de Angiolis, o réu Elinário Izidorio de Sena foi condenado pelo conselho de sentença da 2ª Vara de Buriticupu a 18 anos e meio de prisão pelos crimes de homicídio e porte ilegal de arma. A pena inclui 16 anos e meio pelo homicídio de Valdir Soares de Almeida, ocorrido em 9 de fevereiro de 2019, na rua do Açude, em Buriticupu.
De acordo com as investigações, a vítima, acompanhada de Raimundo Evilásio, foi até a residência de Elinário para cobrar uma dívida de R$ 1.500. Raimundo havia comprado um terreno de Valdir e precisava do dinheiro para pagar a dívida. Durante a conversa, Elinário afirmou que não tinha o dinheiro naquele momento, mas que viajaria em breve para recebê-lo e realizar o pagamento.
A situação se agravou quando Elinário se alterou e expulsou os cobradores de sua casa. Ao se dirigirem à motocicleta para irem embora, Raimundo viu Elinário sacar uma arma. Valdir questionou Elinário, dizendo: “Rapaz, você está me ameaçando com arma? Eu não aponto arma para homem, porque se eu apontar é para atirar.” Em seguida, Elinário disparou várias vezes, matando Valdir Soares.
O julgamento foi realizado no salão do júri do Fórum de Buriticupu, onde o conselho de sentença considerou Elinário culpado pelos crimes. A condenação inclui pena por homicídio e porte ilegal de arma, totalizando 18 anos e meio de prisão.

