O governador Carlos Brandão anunciou, por meio de suas redes sociais, a parceria com a EDP Energias do Brasil para a construção de linhas de transmissão de energia na região sul do Maranhão. O projeto conectará os municípios de Balsas (MA), Ribeiro Gonçalves (PI) e Colinas (TO).
A confirmação da parceria ocorreu nesta segunda-feira (15), após uma reunião no dia 2 de julho, em que o governador recebeu representantes da EDP para discutir detalhes do projeto. Com um investimento de R$ 1 bilhão, a obra prevê a instalação de cerca de 500 km de cabos de distribuição, gerando mais de 2 mil postos de trabalho com conclusão prevista em 60 meses.
Brandão destacou a importância da obra para o desenvolvimento regional. “A energia traz desenvolvimento, gera empregos e atrai empresas. Estamos garantindo que os 2 mil novos postos de trabalho sejam destinados à mão de obra maranhense. Fornecemos toda a segurança política e jurídica, agilizando o processo de licenças ambientais para acelerar o início da construção”, afirmou o governador.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, também comentou sobre a parceria. “Será um grande linhão que atenderá toda a região, suprindo a carência de energia. O governador planeja uma reunião em Balsas para inaugurar este investimento. É uma grande conquista para todos nós”, disse o secretário.
A EDP Energias do Brasil garantiu o Lote 13 no Leilão de Transmissão nº 1/2024, realizado pela ANEEL em 28 de março de 2024, na B3, em São Paulo. Nuno Rabelo de Sousa, diretor da empresa, apresentou o projeto ao Governo do Maranhão e destacou seus benefícios. “É um prazer retornar ao Maranhão para discutir este grande empreendimento. Vencemos três lotes, e duas dessas linhas passarão pelo estado, trazendo investimento e gerando empregos. Esta linha é crucial, pois está localizada na nova área de desenvolvimento agrícola do sul maranhense”, afirmou Sousa.
A EDP Energias do Brasil, presente no país há mais de 25 anos, é uma das maiores empresas privadas do setor energético, atuando nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, atendendo cerca de 3,8 milhões de clientes.

