A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), divulgou no último sábado (29) o balanço da Operação Nárke II, realizada entre os dias 24 e 28 de junho. Durante a operação, 20 pessoas foram presas pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas.

As equipes policiais apreenderam mais de 3 kg de drogas, incluindo maconha, crack e cocaína, além de três armas de fogo, 45 munições de vários calibres, um veículo e cerca de R$ 4.000,00 em espécie. Paralelamente, a Polícia Civil incinerou mais de meia tonelada de drogas apreendidas em ações da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) de Imperatriz.
Nos cinco dias de operação, aproximadamente 50 mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos contra alvos investigados. O superintendente da SENARC, Éderson Martins, destacou que a operação contou com a participação de todos os policiais lotados na SENARC, tanto na capital quanto no interior do estado, e que as ações visaram a prisão de narcotraficantes e a apreensão de drogas e outros materiais ilícitos.

A Operação Nárke II, realizada com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), gerou um prejuízo estimado de R$ 20 milhões aos narcotraficantes no Maranhão, enfraquecendo significativamente o tráfico ilícito de entorpecentes, que é um impulsionador de outros crimes violentos.

A operação faz parte de um esforço integrado no combate ao narcotráfico em todo o território nacional, coordenado pela Rede Nacional de Unidades Especializadas no Enfrentamento ao Narcotráfico (RENARC), da qual a SENARC/PCMA é integrante.

