A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), através da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) de Imperatriz, realizou na última terça-feira (25) a incineração de 551,6 kg de entorpecentes apreendidos em inquéritos policiais entre 2023 e 2024. Sob a coordenação da delegada Jéssica Ingrid, chefe da DENARC de Imperatriz, a destruição das drogas ocorreu em uma cerâmica do município, com a presença de uma equipe da Vigilância Sanitária.

A ação fez parte da Operação Nárke II, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da SENASP/MJSP, que visa integrar as forças de segurança pública na prevenção e repressão ao tráfico de drogas em todas as unidades da federação. No Maranhão, a intensificação das ações está sob a coordenação da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC).
Segundo o superintendente da SENARC, Éderson Martins, foram incinerados tipos variados de drogas, como maconha, crack e cocaína, resultando em um prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 20 milhões para o tráfico de drogas. Esta não é a primeira incineração de 2024; em janeiro, a SENARC destruiu cerca de 1.500 kg de drogas apreendidas em 2023, gerando um prejuízo significativo aos grupos criminosos.

O delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva, destacou que o trabalho da Polícia Civil e das demais forças do Sistema de Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas tem apresentado resultados cada vez mais expressivos, levando à apreensão de grandes quantidades de entorpecentes e causando prejuízos consideráveis aos traficantes.


